Como criar uma persona para o seu negócio

Veja como criar personas (perfis de público-alvo) para o seu negócio e como isso pode facilitar a segmentar as suas ações.

Há algum tempo, nós estamos falando bastante em como você pode divulgar sua empresa, certo? Exemplo disso, é o post que fizemos recentemente explicando como você pode utilizar o Marketing de Conteúdo a favor do seu negócio. Você pode visualizá-lo aqui: 8 passos para criar conteúdo para sua empresa.

Nele, nós havíamos comentado sobre a importância de criar uma, ou várias, personas para o seu negócio. Isso facilita muito em quais ações estratégicas o seu negócio pode tomar a partir daí. Só assim, você conseguirá medir esforços para atingir o público-alvo da maneira correta. Afinal, de que adianta criar uma campanha de lançamento de produto, por exemplo, e sair por aí gastando os seus investimentos em publicidade para pessoas que não possuem o perfil que você está procurando, não é mesmo?!

É por isso que hoje iremos dar algumas orientações básicas do que você deve levar em conta ao criar a persona ideal para o seu negócio. Lembrando que seu negócio pode possuir mais de uma persona. Não recomendamos que você crie muitas, pois isso acaba tornando as suas ações estratégicas em algo confuso, o ideal é agrupar seus públicos-alvo em grupos com características semelhantes.

Para criar a(s) sua(s) persona(s), alguns dados são essenciais:

  • Faixa etária;
  • Com que trabalha ou qual cargo possui;
  • Formação;
  • Segmento de mercado em que atua;
  • Tamanho da empresa;
  • Quais as expectativas em relação ao trabalho atual;
  • Quais os maiores desafios para atingir essas expectativas;
  • Que tipo de conteúdo ela consome na Internet e quais os meios de notícias utiliza para se manter informada.

Você pode criar sua persona baseando-se na característica dos seus clientes atuais ou, então, entrevistando grupos de pessoas com perfis em potencial para ser seus clientes. Para ajudá-lo(a), criamos uma persona pensando no nosso modelo de negócio. Montamos quais são os objetivos dela, quais são os desafios, e como nossa empresa pode ajudá-la. Dê uma olhada no exemplo:

E agora? Você está pronto(a) para criar sua(s) persona(s)? A gente te ajuda! Dá só uma olhada nos serviços da Conteúdo.Freela e veja como nossas estratégias podem ajudar você a alavancar o seu negócio. Será um prazer!

Raissa Viegas

Raissa Viegas

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV Online. Curiosa, apaixonada por café e cachorros, adora uma boa conversa sobre Marketing e Tecnologia.

Quer falar sobre seu negócio? Entre em contato!