8 passos para criar conteúdo para sua empresa

Veja aqui alguns passos essenciais para criar conteúdo para divulgar sua empresa.

Quais os seus objetivos quanto ao seu negócio? Criar um vínculo com seus clientes? Prospectar mais clientes? Gerar mais vendas? Bom, tudo isso é possível se você unir estratégias interessantes começando por criar conteúdo aliado à sua marca.

Antes de mais nada, você precisa criar “personas” para o seu negócio. Se você nunca ouviu falar nesse termo, não se preocupe, vamos explicá-lo aqui. Personas são como personagens fictícios que você cria para representar seu público-alvo. Uma marca pode ter várias personas, e não só uma. Para definir a persona, você deve levar em conta quem é o seu potencial cliente, suas características físicas e psicológicas, que tipo de assunto chamaria sua atenção, quais são as atividades mais comuns que ele realiza, qual o seu nível de instrução, quais são os seus desafios e obstáculos, que tipo de informação ele consome e em quais veículos, e quem influencia suas decisões.

Depois que você conseguiu definir sua(s) persona(s), está na hora de começar a criar conteúdo que seja útil e interessante para cada uma delas. Para isso, você pode levar em consideração, algumas etapas como:

1) Cronograma: defina um cronograma para o seu conteúdo. Por exemplo, você pode determinar que as postagens no blog sejam semanais ou quinzenais. A produção de um material educativo pode ser mensal ou bimestral. A edição de um vídeo pode ser quinzenal, e por aí vai. Manter uma frequência constante para o seu conteúdo é de extrema importância.

2) Editor(a): Você deve escolher um(a) editor(a). Essa pessoa será responsável por coordenar a produção do conteúdo e garantir que ele seja entregue sempre respeitando o cronograma que foi estabelecido.

3) Assunto: É interessante que você consiga determinar, juntamente com o cronograma, quais os assuntos que serão abordados. É muito mais fácil que você consiga criar um calendário de temas relacionados com o seu mercado do que ir criando conteúdo semanal sem um planejamento previamente estabelecido.

4) Design: nunca se esqueça de aliar o seu conteúdo com boas práticas de design. Você pode ver neste post “10 estatísticas e dados sobre Website e Design” a importância que deve ser dada aos elementos de uma página.

5) Organização: Tenha opções de busca dentro do seu blog. Divida o seu conteúdo e suas postagens dentro de categorias e crie opções de assinatura para o usuário receber o seu conteúdo com mais facilidade no e-mail, por exemplo. Isso facilita muito o vínculo criado com as suas personas.

6) Leitura: Torne o seu conteúdo fácil para leitura. Isso implica em separar o seu texto com diversos parágrafos curtos e com subtítulos, que consigam separar os tópicos com mais organização. Use negrito e itálico para destacar essas separações. Isso ajuda muito o usuário a utilizar a famosa “leitura scanner”.

7) SEO: O seu conteúdo deve conter palavras-chave relevantes para o seu mercado. Assim, sempre que as suas personas pesquisarem na Internet a respeito do seu assunto, as chances de encontrar o seu negócio são muito maiores.

8) Compartilhamento: Tenha botões de compartilhamento para as redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc). Essas são poderosas ferramentas para facilitar o boca-a-boca.

Agora que você aprendeu um pouco a como aliar as boas práticas do Marketing de Conteúdo para divulgar sua empresa e se aproximar mais dos seus clientes, ou melhor, suas personas, coloque em prática. Você pode contar com a Conteúdo.Freela para produzir o conteúdo da sua marca. Dê uma olhada nos nossos serviços

Raissa Viegas

Raissa Viegas

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV Online. Curiosa, apaixonada por café e cachorros, adora uma boa conversa sobre Marketing e Tecnologia.

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