Design x Site: como tornar meu website atraente e interessante?

De nada adianta ter um site profissional e não se importar com alguns detalhes para uma boa aparência.

Você tem um negócio. Percebeu que, para o seu negócio crescer, é preciso estar presente onde seu público está: na Internet. Para isso, você resolveu criar um site profissional. Ok, você está exatamente no caminho certo! O que queremos fazer aqui é ajudá-lo (a) e mostrar algumas das melhores práticas para que o seu caminho seja mais certeiro ainda, vamos lá?
O seu site não será um bom site se você apenas considerar que ele deve estar ali. Não prestar atenção em navegação, design, organização de conteúdo e informações e experiência de usuário, é como se todo o trabalho fosse por água abaixo. Veja aqui 3 dicas iniciais para o seu site dar um passo à frente e garantir sucesso com a sua presença na Internet:

1) A velha máxima do “menos é mais”
Você concorda que, para achar algo que precisa em uma cômoda cheia e bagunçada, você perderá muito mais tempo do que se em cada gaveta houvesse menos objetos e todos eles estivessem organizados e visíveis? Pense que o seu site é a cômoda. O seu usuário, ao chegar ali, quer encontrar a informação que precisa com rapidez e clareza.
Organize o seu conteúdo e as suas páginas de modo que as informações estejam ao alcance e aos olhos de todo e qualquer usuário que acessar o seu site. Quando dizemos “menos é mais”, queremos dizer que é importante que o design e o conteúdo do seu site sejam simples e objetivos. Ninguém está ali para passar 30 minutos lendo algo.
Pensando na questão do design, os “espaços em branco” entre as imagens e o conteúdo ajudam o texto a “respirar” e as informações se tornam mais legíveis, fáceis de compreender e esteticamente agradáveis. Isso tudo para respeitar e destacar as informações que possuem maior valor e que transmitem a principal mensagem do site.

“38% das pessoas param de olhar um site se o design/layout não for atrativo”. (Adobe)

2) Hierarquia Visual
Esse é um termo bastante conhecido no mundo do design. Quando falamos em hierarquia visual, queremos dizer que a ordem de visão dos usuários respeita a seguinte lógica: de cima para baixo e da esquerda para direita. Ao construir o seu layout do site, pense em quais informações devem ter um peso maior e quais merecem ficar em segundo plano.
A função disso é fazer com que os olhos dos usuários deslizem sobre a página de maneira fluida e intuitiva, sem muito o que procurar para encontrar as informações que devem estar em foco. Isso tudo, aliado a uma boa escolha de imagens, tipografia, cores e ícones são o conjunto perfeito para um site atraente e interessante.

É importante que suas informações de contato sejam encontradas de forma rápida e simples.

3) Site navegável em celulares
Esqueça de uma vez por todas que um site não precisa necessariamente ser navegável nos smartphones. Boa parte dos usuários utilizam os seus celulares para tudo, inclusive acessar as páginas de empresas. Não fique satisfeito (a) com o seu site bem apresentável no desktop, se ele não tiver uma versão mobile.

Algo importante para levar em consideração ao criar a versão mobile do seu site é que a grande densidade de imagens e textos talvez não seja muito interessante. Quanto mais leve seu site for na versão para celulares, melhor. Pense na quantidade de usuários que utilizam 3G e 4G para visualizá-lo.

“57% das pessoas não recomendariam uma empresa com um site mobile ruim.”(Compuware)

Agora que você deu um grande passo ao aprender dicas importantes ao construir seu site profissional, que tal colocar a mão na massa e contar com uma equipe preparada para tornar esse projeto concretizado? Conheça os serviços da Conteúdo.Freela e veja como podemos ajudá-lo (a).

Raissa Viegas

Raissa Viegas

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV Online. Curiosa, apaixonada por café e cachorros, adora uma boa conversa sobre Marketing e Tecnologia.

Quer falar sobre seu negócio? Entre em contato!