Experiência de usuário x Website: 4 erros imperdoáveis

Experiência de usuário: veja aqui 4 erros que podem colocar o seu website por água abaixo.

Hoje resolvemos fazer algo um pouquinho diferente da nossa linha editorial. Aqui no blog, sempre damos dicas para você de “como fazer”. A ideia, neste post, é mostrar o contrário: o que você não deve fazer de jeito nenhum pensando na experiência de usuário. Vamos lá?

No post anterior Design x Site: como tornar meu website atraente e interessante?trouxemos três dicas indispensáveis de como você deve organizar seu website para que a experiência de usuário seja positiva. Esse termo  nada mais é do que você pensar em todas as ações que o usuário (potencial cliente) irá realizar dentro das páginas do seu website.

Veja abaixo os 4 erros imperdoáveis para arruinar a experiência de usuário dentro do seu website

 

1) O seu site demora muito para carregar

Imagine você chegando no seu restaurante favorito e demoram mais de 30 minutos para anotar o seu pedido. No mínimo, frustrante, certo?! Bom, com o seu website é praticamente a mesma coisa. Imagine o seu usuário (e quando dizemos usuário, pense em um cliente e/ou potencial cliente) chegando no seu website e as informações demorando muito para carregar, imagens dando erro, etc. Pode ter certeza de que você já perdeu esse cliente em potencial e de que ele poderá compartilhar essa má experiência com outras pessoas. Você NÃO PODE deixar isso acontecer de jeito nenhum. Utilize recursos e ferramentas para que o seu site carregue assim que o usuário entrar. Não utilize imagens e arquivos muito pesados.

40% das pessoas abandonam um website se esse demorar mais que 3 segundos para carregar (Fonte: Akamai Study)

 

2) Layout desorganizado e cheio de informações

Já demos o exemplo da cômoda aqui. Para achar algo que precisa em uma cômoda cheia e bagunçada, você perderá muito mais tempo do que se em cada gaveta houvesse menos objetos e todos eles estivessem organizados e visíveis. Pense que o seu site é a cômoda. O seu usuário quer encontrar a informação que precisa com rapidez e clareza.  Ao construir o seu layout do site, pense em quais informações devem ter um peso maior e quais merecem ficar em segundo plano.

 

 

88% dos consumidores online dizem não retornar a um website se tiverem uma má experiência (Fonte: Why Web Performance Matters)

 

3) Sua homepage não é muito clara quanto ao que você oferece

Pense na sua homepage como sendo a fachada do seu negócio. Uma fachada bem feita deixa claro para qual finalidade tal empresa existe. Com a homepage do seu site, é a mesma situação. Logo de cara, o seu usuário precisa entender se a sua empresa oferece exatamente aquilo que ele precisa. Uma pessoa que acaba de chegar no seu site não necessariamente já ouviu falar do seu negócio e da sua marca. Tenha isso muito bem claro antes de construir seu site e organizar as informações.

86% dos visitantes querem ver informações institucionais sobre a empresa e também informações sobre produtos e/ou serviços (Fonte: KoMarketing)

 

4) Sua página 404 (não encontrada) não é personalizada

Esse erro parece até besteira, não?! É aí que você se engana! O fato de o seu usuário ter que visualizar essa mensagem já é sinônimo de uma experiência ruim. O que você pode evitar é um mal-estar ainda maior, fazendo com que todas as suas páginas de erros sejam personalizadas, com mensagens divertidas, por exemplo. Nada melhor do que uma mensagem de “Oops, foi mal pelo erro. Vamos tentar de novo?” para amenizar o problema, concorda?

 

Se você gostou dessas dicas, compartilhe nosso post com seus amigos. E se você precisa colocar tudo isso em prática no seu projeto, entre em contato com a gente! Visite os serviços da Conteúdo.Freela.

Raissa Viegas

Raissa Viegas

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV Online. Curiosa, apaixonada por café e cachorros, adora uma boa conversa sobre Marketing e Tecnologia.

Quer falar sobre seu negócio? Entre em contato!