Folder, Flyer, Panfleto: qual a diferença entre eles?

Folder, flyer, panfleto. Você já deve ter ouvido falar muito nesses 3 termos, mas sempre se perguntou: “ué, qual a real diferença entre eles? Não é tudo a mesma coisa?”. Não, não é tudo a mesma coisa e temos certeza que cada um deles se encaixa de uma forma ideal para o seu negócio.

Seja para lançar um novo produto, para divulgar a sua marca recém-lançada, para consolidar sua nova identidade visual. Cada uma dessas situações terá o material ideal de divulgação para trazer reforços. O importante aqui é ter consciência de que, para uma boa execução, é preciso pensar no público-alvo, na mensagem a ser passada, respeitando elementos como cores e informações.

Veja as diferenças entre Folder, Flyer e Panfleto.

1) Folder

Folders costumam ter uma dobra ou duas. Pense em uma folha de papel sulfite dobrada no meio e com informações de todos os lados dela. Esse é um tamanho bastante comum para os padrões de folders produzidos. Outros tamanhos também bastante utilizados são o A5 (metade de uma folha de papel sulfite) e a medida 10cmx30cm, em que o folder fica mais fino e comprido. São feitos em papel especial (como o couché) com gramatura maior (de 90gr para cima).

O folder costuma ser um material de divulgação que demanda maior investimento, tanto em criação quanto em impressão. Por outro lado, permite que se esbanje na criatividade e nos detalhes, já que possui mais espaços a serem preenchidos. É a opção ideal para apresentações institucionais e descrições mais elaboradas de serviços e produtos, por exemplo. É bacana também utilizar esse tipo de material para uma apresentação mais robusta de um portfólio, ou também, um catálogo.

2) Flyer

Os flyers apresentam informações mais enxutas que os folders, porém possuem um acabamento e um visual melhor que os panfletos, por exemplo. Não possuem dobras, geralmente são feitos nos tamanhos A5 (15cm x 21cm), A6 (10cm x 15cm)  ou 10cm x 20cm. Podem ser impressos com informações na frente apenas, ou então, frente e verso. Tudo isso depende da quantidade de informação que você precisa passar.

Também produzidos, geralmente, em papel especial couché e gramatura maior que 90gr, os flyers remetem à palavra “voador”. Servem para isso: serem feitos em grandes quantidades e distribuídos para o maior número de pessoas, atentando-se sempre ao seu público-alvo, claro. Costumam ser muito utilizados para distribuição gratuita em locais com grande circulação (como centros comerciais, bares e baladas). São ótimas opções para divulgar eventos, promoções pontuais, ofertas e inaugurações.

3) Panfleto

O panfleto é o material mais barato dentre esses três. É feito para ser distribuído em massa. Possui um acabamento mais simples e enxuto. São produzidos em uma tiragem maior e mais barata. Podem ser utilizados para ações massivas e pontuais, como promoções, ofertas e campanhas políticas. O seu visual costuma ser menos impactante e detalhado do que os folders e os flyers.

Agora que você já sabe a diferença desses três tipos de materiais, só falta contar com uma equipe preparada para planejar e criar a sua estratégia de promoção ou apresentação institucional, que tal? Conheça os serviços da Conteúdo.Freela e entre em contato.

Raissa Viegas

Raissa Viegas

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV Online. Curiosa, apaixonada por café e cachorros, adora uma boa conversa sobre Marketing e Tecnologia.

Quer falar sobre seu negócio? Entre em contato!