Identidade Visual do seu negócio: 3 razões para você investir nisso

Está na hora de você levar a sério a importância de criar uma identidade visual profissional para o seu negócio. Veja aqui 3 razões para investir nisso.

O post de hoje é para você que está começando no mundo do empreendedorismo. Ou então, para você que já possui um negócio consolidado. Perceba que nessas duas situações, não necessariamente encontramos empresas que dão a devida importância para uma identidade visual sólida e profissional. É para isso que esse post serve: convencê-lo(a) de vez a começar a investir nisso.

Se você tem um argumento contrário a essa ideia, como por exemplo: “mas eu tenho meus clientes fiéis, tenho vendas consideráveis e nunca precisei investir nisso”. Bom, pode ter certeza de que, se os seus clientes começarem a ter experiência melhores com concorrentes que chamaram atenção devido à marca bem posicionada, daqui a alguns anos você vai repensar o seu posicionamento.

Como já mostramos no Infográfico: Psicologia das Cores no Marketing, você já deve ter percebido que a maioria das marcas de um mesmo segmento acaba seguindo alguns padrões de cores, certo?! O que você talvez não saiba é que elas não fazem isso por mera coincidência ou, até mesmo, por cópia. Um dos estudos que envolvem a criação de uma marca é justamente adequá-la às cores ideais daquele segmento.

Veja aqui 3 razões para você investir em uma identidade visual profissional para o seu negócio:

1) Destaque-se frente aos seus concorrentes

Saber o que seu cliente consome, como ele se comporta e o que ele almeja. Essas são informações básicas para construir uma identidade visual que coincida com o que ele espera da sua marca. Crie uma identidade visual que seja reconhecida facilmente pelo público. Ele deve lembrar sempre da sua marca e dos seus conceitos ao vê-la. Só assim, você poderá se destacar no mercado frente às empresas concorrentes. Ter uma identidade visual diferenciada é sinônimo de estar na memória do seu público-alvo.

2) Mostre seus valores e sua essência 

Uma das funções da identidade visual é essa: transparecer os valores de uma empresa por meio daquilo que o cliente está vendo. De nada adianta ficar focado(a) apenas no seu produto ou no seu serviço. Considere o modo como você quer ser visto(a) e quais são seus diferenciais, por exemplo. Respeite também o mercado em que você está inserido(a). Por exemplo, se o seu negócio for do ramo alimentício, existem práticas e cores que se encaixam mais neste tipo de segmento. Existem técnicas mais modernas e técnicas mais rebuscadas, ao escolhê-las é importante saber qual o perfil do seu negócio.

3) Destaque-se com mais credibilidade e profissionalismo

Faça uma rápida reflexão. Um cliente está fazendo orçamento com duas empresas para o projeto arquitetônico do seu primeiro imóvel. A primeira delas enviou uma proposta em uma planilha de Excel, não havia nenhuma informação de contato, nenhum logotipo identificando a empresa e muito menos cores que remetiam à marca. A segunda enviou um orçamento em mãos para o cliente. Esse orçamento vinha em uma pasta customizada com a marca e as cores da empresa. A planilha do orçamento vinha em papel timbrado, com logotipo e informações de contato da empresa. Considerando que os valores do orçamento eram muito parecidos, qual empresa o cliente escolheria? Tenho certeza que sua resposta foi: a que mostrou mais profissionalismo por meio dos documentos. Isso mesmo, é exatamente isso que uma identidade visual deixa transparecer.

Para concluir o nosso post, queremos reforçar a importância de contratar uma equipe de criação competente para colocar em prática suas ideias e seus desejos. Que tal contar com a nossa equipe? Vamos criar juntos a identidade visual do seu negócio. Conheça mais sobre os serviços da Conteúdo.Freela e entre em contato com a gente.

Raissa Viegas

Raissa Viegas

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV Online. Curiosa, apaixonada por café e cachorros, adora uma boa conversa sobre Marketing e Tecnologia.

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