Instagram para pequenas empresas: 4 dicas infalíveis

Veja aqui 4 dicas de como usar o Instagram para pequenas empresas e garanta o sucesso do seu negócio.

Falamos bastante sobre a importância do seu negócio estar presente nas redes sociais, principalmente no Facebook, que é a rede mais utilizada e presente na rotina dos brasileiros. Assim como já falamos num post anterior, “3 razões para investir nas redes sociais em tempos de crise”, hoje vamos mostrar a importância do Instagram para pequenas empresas. Veja 4 dicas simples que podem trazer o sucesso e o resultado que o seu negócio precisa para crescer.

Antes de você pensar “vou criar uma conta no Instagram agora mesmo para a minha empresa”, estude um pouco sobre a real necessidade de estar presente nesta rede social. Alguns segmentos muito específicos e que possuem um nicho menos diversificado podem não encontrar o público que deseja. Se sua empresa, por exemplo, for B2B, uma consultoria empresarial, será que realmente existe a necessidade de estar presente no Instagram? Faça essa pergunta a si mesmo e estude bastante sobre a concorrência, se ela está presente na rede ou não.

Veja aqui 4 dicas infalíveis de Instagram para pequenas empresas

1) Rede poderosa para negócios locais e de consumo diário

Se você possui um restaurante, uma loja de roupas, de decoração, ou então, um pet shop, o Instagram é ideal para você estar presente. Negócios que fazem parte do consumo diário das pessoas costumam ter grande sucesso na rede social. Isso porque o Instagram permite que se crie um laço mais informal e momentâneo com as pessoas. Postar fotos das roupas, dos pratos, dos bastidores cria uma aproximação e um chamarisco para o público-alvo.

2) Use hashtags relacionadas ao seu negócio

Diferente do Facebook, que não teve muito retorno com o uso das hashtags, o Instagram permite muito resultado por meio delas. Sempre que postar uma foto, use hashtags que você considera ser muito procurados e ideais para o seu produto. Muitas pessoas que estão no Instagram pesquisam sobre comida, decoração, roupas, entretenimento. Isso permite com que a procura pelo seu público de interesse seja muito mais certeira.

3) Interaja e responda os comentários do seu espectador

O bacana do Instagram é isso: muitos usuários gostam de citar os amigos em uma publicação que viram, por exemplo. Isso permite que sua empresa possa interagir com muitos usuários com um pouco mais de informalidade. Chame para irem até sua loja, para comprarem o seu produto online. Isso faz parecer com que você está numa roda de diálogo junto com eles e mostra que você se preocupa com a importância de ouvi-los.

4) Busque por influenciadores e compartilhe fotos do usuários

Peça para o seu público tirar uma foto com o seu produto ou do momento em que estiveram no seu restaurante, por exemplo. Use hashtags próprias do seu negócio para que isso se multiplique. Um exemplo muito interessante de hoje é do Nubank. Sempre que seus clientes recebem seus novos cartões, o banco pede para que eles postem uma foto com a hashtag #sounu. Isso faz com que a marca seja facilmente lembrada entre os usuários.

Outra tática muito poderosa é trabalhar com influenciadores digitais. São aquelas pessoas que possuem certa influência na rede e já contam com um bom número de seguidores. Se você possui um produto, por exemplo, envie de presente para essas pessoas e peça para que elas façam um post da sua marca. É claro que essa abordagem exige certo respeito com o trabalho de cada influenciador. Você precisa seguir as regras que cada um estabelece.

Se você gostou desse post, compartilhe com os seus amigos. E agora que você sabe algumas dicas sobre o Instagram para pequenas empresas só falta colocar as estratégias em prática. Para isso, você pode contar com a gente! Conheça mais sobre os serviços da Conteúdo.Freela e conte com a gente para fazer seu negócio prosperar do jeito mais eficiente.

 

 

Raissa Viegas

Raissa Viegas

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV Online. Curiosa, apaixonada por café e cachorros, adora uma boa conversa sobre Marketing e Tecnologia.

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